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		<label>10609</label>
		<citationkey>Siqueira:2002:CoMuPo</citationkey>
		<title>Correção de multicaminho na portadora de um sinal GPS utilizando redes neurais artificiais para determinação de atitude de satélites</title>
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		<format>Em processo de publicação</format>
		<course>CMC-SPG-INPE-MCT-BR</course>
		<year>2002</year>
		<secondarydate>20021119</secondarydate>
		<date>2002-10-03</date>
		<thesistype>Dissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)</thesistype>
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		<author>Siqueira, Álisson Sávio Silva,</author>
		<group>CMC-SPG-INPE-MCT-BR</group>
		<committee>Kuga, Hélio Koiti (presidente),</committee>
		<committee>Lopes, Roberto Vieira da Fonseca (orientador),</committee>
		<committee>Carrara, Valdemir,</committee>
		<committee>Milani, Paulo Giácomo,</committee>
		<committee>Ferreira, Luiz Danilo Damasceno,</committee>
		<e-mailaddress>alisson.savio@gmail.com</e-mailaddress>
		<university>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</university>
		<city>São José dos Campos</city>
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		<keywords>Engenharia e tecnologia espaciais.</keywords>
		<abstract>Este trabalho visa o desenvolvimento de um procedimento de calibração para aplicações a bordo de veículos espaciais, visando amenizar o efeito do atraso multi-caminho na determinação autônoma de atitude em três eixos pelo Sistema de Posicionamento Global - GPS. Para tanto, foi utilizada uma rede neural artificial para modelar empiricamente o atraso multi-caminho, fenômeno de difícil modelagem física, fortemente dependente da arquitetura do satélite, e fator limitante na precisão da atitude determinada por GPS. Após uma sucinta revisão da literatura, conceitos básicos sobre GPS e redes neurais são apresentados. Em seguida, apresenta-se o procedimento que consiste de uma etapa de calibração, onde a rede é treinada com padrões realistas de atraso multi-caminho, seguida da etapa de correção, onde a rede é aplicada para corrigir as observações. A atitude é determinada pelo método dos mínimos quadrados e baseia-se na técnica de interferometria na fase da portadora GPS, captada por um conjunto de três ou mais antenas ligadas a um único receptor GPS no satélite. A etapa de treinamento é implementada de dois modos distintos que permitem investigar as diferenças entre aplicações em solo, onde a atitude é supostamente conhecida a priori na etapa de calibração, e aplicações espaciais, onde a atitude precisa ser determinada internamente ao processo de calibração. O algoritmo é testado por meio de simulação digital de um satélite em órbita baixa, com atraso multicaminho simulado por harmônicos esféricos com base em dados experimentais. A etapa de calibração processa dados acumulados por um período de 24 horas e o desempenho do procedimento é avaliado com base nas observações tomadas nas 12 horas subseqüentes. O algoritmo é também testado sob condições ideais, sem multi-caminho, mas com pequenos desalinhamentos na estrutura das antenas. Os resultados numéricos indicam que o procedimento é adequado para aplicações espaciais. ABSTRACT: This work aims the development of a calibration procedure for spacecraft on-board applications, envisaging multipath delay mitigation on autonomous, three-axis attitude determination from the Global Positioning System - GPS. With this purpose, an artificial neural network empirically models the multipath delay, which is a phenomenon with difficult physical modeling highly dependent on the satellite architecture and is the accuracy limiting-factor for attitude determination by GPS. After a brief literature review, basic concepts on GPS and neural networks are presented. In the sequence, one presents the procedure, which consists of a calibration step where the neural network is trained with realistic multipath delay patterns, followed by the correction step where the neural network corrects the new coming observations. Attitude is determined by the least squares method and is based on the interferometry technique on the GPS carrier phase, which is received by a set of either three or more antennas attached to a single GPS receiver in the satellite. The training step is implemented in two distinct modes that allows the investigation of the differences between ground applications where attitude is supposed to be a priori known and space applications where attitude needs to be determined in the calibration process. The algorithm is tested by digital simulation of a low orbit satellite, the multipath delay being simulated by spherical harmonics based on experimental data. The calibration step process the data taken over a 24 hours period and the procedure performance is evaluated from observations taken during the following 12 hours. The algorithm, is also tested under ideal conditions without multipath delay but with small misalignments on the antenna frame. The numerical results indicate that the procedure is suitable for space applications.</abstract>
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		<language>pt</language>
		<targetfile>Álisson Sávio Silva Siqueira.pdf</targetfile>
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		<supervisor>Lopes, Roberto Vieira da Fonseca,</supervisor>
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